quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Orgulho...

Pedi que meus alunos ilustrassem a atividade conforme estavam vendo no livro e olha meu artista "Alexandre", ele é super demais, tem muito futuro esse menino.



Projeto Sacolinha de Leitura

Projeto “Sacola da Leitura”

O Projeto “Sacola da Leitura” consiste no empréstimo dos livros de sala de aula para que a criança realize sua leitura em casa junto à família.

Justificativa
A criança adora histórias de príncipes, princesas, animais falante, bruxas, pois tudo isso faz parte do seu mundo imaginário, de sua fantasia. E partindo dessa realidade, observa-se que é o momento oportuno para inseri-las no contato com os livros, com obras clássicas e modernas, conhecendo autores e ilustradores que fazem de tudo para despertar na criança o hábito da leitura.
Tudo isso se torna ainda mais prazeroso quando ouvidas em família, no aconchego do colo do papai ou da mamãe, ou quem sabe, do avô, da avó ou dos irmãos. Ou ainda dando seus primeiros passos na leitura sozinha, descobrindo suas primeiras palavras, ou realizando a leitura de imagens.

Objetivos:
 • Incentivar o gosto pela leitura;
• Conhecer histórias variadas;
• Ampliar o vocabulário;

• Reunir à família, possibilitando assim o diálogo, a troca, a interação e a união entre seus membros;
• Despertar ainda mais a imaginação, a curiosidade, a comunicação e a auto-estima das crianças; 
 • Ajudar a criança nessa fase de alfabetização, lendo para ela e questionando sobre a leitura.

Como é realizado:Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levam para casa uma sacola contendo um livro de história infantil (1 aluno por dia, de segunda a quinta), e uma folha de registro, onde terão que registrar a sua opinião sobre a história lida, o autor e o ilustrador do livro, usando escrita. Depois, em sala, cada aluno apresentará sua leitura ou interpretação aos colegas. Na apresentação, o aluno (a) também poderá responder as perguntas feitas pelos colegas ou pela professora sobre o livro.

AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.

PRODUTO FINAL
Os alunos apresentaram em forma de exposição os registros feitos por eles de todos os livros lidos, bem como uma peça teatral organizada pela sala do livro preferido pela turma.
Livro encadernado com as fichas individuais de leitura.

Modelo da Ficha de Leitura Individual:
Projeto “Sacola da Leitura” –  Ficha Individual

Aluno:____________________________________________________________
Nome do Livro:_____________________________________________________
Autor:_____________________________________________________________
Ilustrador:__________________________________________________________

Fale um pouco da parte que você mais gostou do livro que acabou de ler.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  
Você leu sozinho?           (   )  Sim            (   ) Não
Se não, quem leu pra você? ___________________________________________

“Pais lembrem-se que nossos exemplos valem mais do que palavras, demonstre interesse por ler, pelo estudo de seu filho (a), e verás o quanto é gratificante essa fase de suas vidas.






E eles estão muito espertos...

Delícia poder perceber que meus alunos estão cada dia mais espertos. Podemos não receber salários dignos, não sermos valorizados pela sociedade, ou até terminar nossa semana estafadas, mas uma coisa é certa, quem tem amor por essa profissão passa por tudo isso com a alegria sempre estampada no rosto, porque é muito gratificante ver nossos pequenos aprenderem. 
Finalizamos nosso terceiro bimestre e como sou muito exigente comigo e com eles, as vezes fico frustrada por não ter atingido certos objetivos, mas analisando o portfólio que fazemos com a escrita deles para podermos avaliar o desempenho de cada um, pude observar  que de acordo com suas capacidades individuais, conseguiram uma grande evolução.
Tenho alunos que estavam silábicos com correspondência e que hoje estão lendo fluentemente e produzindo textos com segmentação. Alegria e motivação para mim. 
Sei que não é fácil, as vezes também me chateio com certas coisas que só acontecem em nossa profissão, mas isso não me faz desistir, pois amo o que faço e procuro fazer bem feito, uma vez que tenho vidas sobre a minha responsabilidade.
Sigamos em frente rumo ao último bimestre.