quinta-feira, 9 de abril de 2009

Parceria pais / escola

Tenho observado nesses anos de sala de aula como os pais tem tido dificuldade em educar seus filhos e essa responsabilidade acaba ficando sobre os professores, porém aí as coisas estão perdendo o controle pois se os pais não dão conta de educar um, dois ou três filhos imaginem como nós professores daremos conta de ensinar e ainda educar uma turma lotada?
Como mãe sei as dificuldades que passamos para educar um filho, mas nunca tive problemas para educar o meu. Fui aos poucos aprendendo a lidar com ele, percebi que bater não resolvia então coloquei castigos que foram sendo adaptados de acordo com seu crescimento. Minha palavra sempre era mantida por isso não prometia o que não poderia cumprir.
O problema é que os pais não estão tedo tempo para passar com seus filhos e acabam deixando que façam tudo, pois no pouco tempo que dedicam a eles não querem corrigí-los nem castigá-los. O resultado disso são crianças cada vez mais autoritárias, que querem mandar em todo mundo e se achando cheia de razão sempre. Não sabem lidar com o NÃO.
Os pais se esquecem que na sociedade em que vivemos temos que lidar com o não o tempo todo e se seus filhos não são ensinados quando pequenos a lidar com essas situações quando forem adultos irão ter dificuldades para enfentar problemas e passarão por cima de tudo para conseguirem o que querem.
Precisam agir com mais autoridade e fazer cumprir sua palavra sempre.
A parceria escola/pais deve sempre existir pois a responsabilidade maior na educação dos filhos ainda é da família, porém a escola também deve cumprir sua parte nessa relação mas nunca sendo apenas ela responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário