segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ciranda do Livro

Pensando na importância da leitura fiz esse "Caderno de Registros" que será levado nas segundas, quartas e sextas pelos alunos junto com dois livros de literatura. Eles irão ler os livros com os familiares e depois farão o registro no nosso caderno.


CIRANDA DO LIVRO


CADERNO DE REGISTROS


PRÉ 2 – PROF. KEYLA


A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.

Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos. Através da leitura rotineira tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler, talvez nem as tivéssemos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz.

Os alunos irão levar pra casa essa pasta com dois livros de literatura para ler com a família, a pasta deverá retornar a escola no dia combinado. Os livros deverão ser lidos em família.

Regras para utilização da pasta da Ciranda do Livro:
 Cuidar para não estragar a pasta, os livros e o caderno de registros;
 Ler em família;
 Preencher o caderno de registros socializando com a família;
 Ler para seu filho e deixar que ele “leia” para você;
 Pedir que ele relate a parte que mais gostou e/ou a que não gostou;
 Conversar sobre a história que leram;
 Fazer perguntas sobre os livros;
 Fazer desse momento um instante agradável onde à família poderá estar reunida;

“O fato de a criança ainda não saber ler convencionalmente não significa que não possa presenciar das mais variadas situações de leitura. Nesta situação, o adulto é um mediador entre a criança e o livro, ou seja, é ele quem lê para ela, de preferência com entonação e emoção. Neste momento, o que interessa é o prazer pela leitura e o afeto que envolve o momento”.



Aluno: _________________________________________________________

Livros: 1) Título: _____________________________________________
Autor: ______________________________________________

2) Título: _____________________________________________
Autor: ______________________________________________

Relate, em poucas palavras, como foram os momentos de leitura que tiveram em família:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Qual o livro que mais agradou a família? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Deixem uma mensagem para a turma:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Registro com desenho da parte da história que mais agradou: (Essa parte deverá ser feita pela criança).

Nenhum comentário:

Postar um comentário