quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Autismo.

Autismo - O que é?
Segundo a Classificação Internacional das Doenças (CID-10) “o autismo infantil é descrito como um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de 3 anos; apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos seguintes domínios: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo. Além disso, o transtorno se acompanha de outras manifestações inespecíficas, por exemplo: fobias, perturbações do sono ou alimentação, crises de birra ou agressividade”.

Quais são as principais características?
Principais características: dificuldade de comunicação: atraso ou ausência da linguagem falada, acentuado prejuízo na capacidade de iniciar ou manter uma conversa, uso repetitivo da linguagem, ecolalia (repetem o que lhes foi dito) dificuldade na interação social: prejuízo no contato visual direto, dificuldade em relacionar-se com os outros, incapacidade de compartilhar sentimentos, gostos e emoções
Dificuldade no uso da imaginação: rigidez do pensamento, linguagem e comportamento, compreensão literal da linguagem, Falta de aceitação das mudanças ou sair da rotina, forma de brincar desprovida de criatividade e exploração peculiar de objetos e brinquedos, maneirismos motores (torcer as mãos, balançar o tronco ou os braços...).

Qual o método usado pela escola ABADS para educá-los?
Aqui na ABADS aplicamos uma avaliação chamada PEP-R que nos orienta na criação do programa individual para cada aluno. Utilizamos o método Teacch, ABA e o PEC´s são ferramentas que   ajudam na comunicação, organização dos materiais e no comportamento do aluno.Para o sucesso escolar é importante que estes alunos encontrem um ambiente estruturado, isso facilita o entendimento e diminui o stress.

2 comentários: