Professora: Keyla dos Reis Duarte Veríssimo Nível: Pré II
Período: Tarde
Data da Elaboração: 01/05//2011 Período de duração: 09/05/2011 a 22/06/2011
Área(s) de Conhecimento: Artes
Tema da Sequência: Os animais de Aldemir Martins
CONTEÚDOS | HABILIDADES |
ü Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico; | ü Desenvolver uma prática reflexiva que articula ação, percepção, sensibilidade e a imaginação; |
ü Apreciação da própria produção e das dos outros, por meio da observação e leitura; | ü Explorar e manusear diferentes materiais, suportes e instrumentos, oportunizando o desenvolvimento das capacidades artísticas e criativas. |
ü Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, colar, modelar e construir, identificando seu uso nas produções; | ü Conhecer e apreciar diferentes modalidades de linguagem visual; |
ü Interesse e respeito pelas próprias produções, das outras crianças e da produção de arte em geral; | ü Desenvolver a autonomia para escolher o material e o suporte para a realização de suas produções; |
ü Criação de desenhos, pinturas, modelagem, colagens e construções a partir de seu próprio repertório. | ü Organizar e cuidar dos materiais no espaço físico da sala de aula, do próprio corpo e dos colegas. |
ATIVIDADES EM SEQUÊNCIA | ORIENTAÇÃO DIDÁTICA |
Atividade Desencadeadora: Conversa sobre o artista Aldemir Martins. Apreciação de algumas obras do artista. | OD. A professora irá conversar em roda com os alunos sobre Aldemir Martins, irá falar um pouco sobre sua vida e mostrar algumas de suas obras, inclusive as que serão trabalhadas em sala, pedindo que os alunos falem um pouco sobre cada uma delas após observá-las. |
1- Apreciação de uma das obras Os gatos: ü Histórico da obra; ü Leitura de imagem (descrição das cores utilizadas) | OD. A professora irá sentar em roda com os alunos e falar um pouco sobre a obra “gato” do artista. Depois irá pedir que os alunos descrevam o que veem na imagem e quais as cores que foram utilizadas, em seguida fará o registro das informações na lousa. |
2- Pesquisa extraclasse: recorte de figuras de gatos. | OD. A professora enviará um bilhete explicando aos pais que os alunos deverão pesquisar imagens de gatos e trazerem pra escola. |
3- Socialização e apreciação da pesquisa. | OD. A professora reunirá os alunos em roda para apreciação e socialização da pesquisa, buscando levantar com os alunos as características físicas deste animal. Fazer um painel com as figuras dos gatos que eles trouxeram e suas características. |
4- Desenho a partir da observação da obra “gato” com lápis preto, giz de cera, lápis de cor e papel canson. | OD. Os alunos farão o desenho, a partir da observação da obra “gato” utilizando diversos materiais como giz de cera, lápis de cor, e lápis preto, tendo como suporte o papel canson. Em seguida farão a socialização e apreciação dos trabalhos produzidos. |
5- Desenho com interferência. | OD. O professor irá apresentar outra obra “gatos” para apreciação da turma. Após irá distribuir um pedaço de papel cartão branco para cada criança e colocará nas mesas tintas nas cores azul, verde e vermelho para que façam o fundo da obra. Depois irá entregar um molde do gato para que terminem de desenhá-lo e colem sobre o fundo finalizando a obra. |
6- Apreciação da obra “galo”. ü Histórico da obra; ü Leitura da imagem (descrição das cores). | OD. A professora irá sentar em roda com os alunos e irá apresentar um breve histórico da obra “galo”, depois irá pedir que os alunos descrevam o que vêem na imagem e quais as cores foram utilizadas. Comparar a obra com o galo que foi observado no sítio da Luluzinha que visitamos. |
7- Releitura a partir da observação da obra “galo”, utilizando papéis coloridos. | OD. Os alunos irão realizar a releitura da obra utilizando pedaços de papéis coloridos. Em seguida irão socializar e apreciar os trabalhos produzidos. |
8- Modelagem coletiva de um galo. | OD. A professora irá distribuir massinha nas mesas para que as crianças possam modelar um galo. |
9- Apreciação da obra e cópia utilizando suas capacidades adquiridas. | OD. A professora irá disponibilizar nas mesas diferentes suportes e matérias para que as crianças possam escolher livremente o que querem utilizar para a cópia da obra “galo”. |
10- Exposição. | OD. A professora irá organizar junto com as crianças uma pequena exposição no pátio da escola das obras que elas confeccionaram. Conversar sobre a importância do cuidado e apreço pelas obras uns dos outros. |
Tema da Sequência: Músicas daqui, Ritmos do mundo
CONTEÚDOS | HABILIDADES |
· Jogos e brincadeiras que envolvam o ritmo e/ou a improvisação musical; | · Conhecer diferentes ritmos; |
· Brincadeiras cantadas favorecendo contato corporal e vínculos afetivos; | · Apreciar obras musicais variadas, sons do ambiente e da natureza; |
· Reconhecimento e diferenciação de sons de diversos instrumentos musicais; | · Diferenciar variedades de ruídos e sons; |
· Escuta de histórias enfatizando os sons do contexto. | · Movimentar o corpo de acordo com o ritmo musical; |
| · Reconhecer alguns instrumentos musicais. |
ATIVIDADES EM SEQUÊNCIA | ORIENTAÇÃO DIDÁTICA |
Atividade Desencadeadora: CD com músicas de diferentes ritmos para apreciação. | OD. A professora irá levar para apreciação da turma um CD com músicas de diferentes ritmos e irá deixá-los ouvir e dançar ao som das músicas. Levá-los a observar os diferentes ritmos. |
1- Ritmo Sertanejo | OD. A professora irá colocar a música “Sapo Cururu” em ritmo de sertanejo. Deixar que ouçam e observem que instrumentos estão sendo usados. Dançar ao ritmo da música. Cantar outra música conhecida em ritmo sertanejo. |
2- História em CD | OD. A professora irá colocar para que ouçam em CD a história “A Festa no Céu”. Antes de iniciar pedir que prestem bastante atenção aos sons que irão ouvir. |
3- Dividindo o Ritmo | OD. As crianças em círculo devem imitar o ritmo marcado pelo professor batendo: palmas, pés, mão no chão, um pé só, etc. Dividir a turma em dois grupos sendo que um deve bater num ritmo mais lento e o outro num ritmo mais forte. Ex.: Para cada palma dos meninos as meninas deverão bater duas. |
4- Música Meteoro- Luan Santana | OD. O professor irá levar para sala a música “Meteoro” do Luan Santana para que as crianças ouçam, e comparem com a do “Sapo Cururu” que já ouvimos. Deixar que cantem e dancem seguindo o ritmo da música. Falar sobre a origem desse ritmo musical. |
5- Bata Quente | OD. A professora irá colocar em um pote diferentes nomes de músicas conhecidas das crianças, em seguida irão recitar a parlenda: “Lá em cima do piano tem um copo de veneno quem bebeu morreu e o culpado não fui eu dó, ré, mi, fá, sol, lá, si”. Todos cantam enquanto o pote vai passando de mão em mão, quem ficar com o pote ao final terá que sortear uma música para cantar e dançar no centro da roda. A professora colocará o CD com a música sorteada em um ritmo diferente do conhecido pela criança e ela irá acompanhar cantando e dançando. |
6- Ritmo - Ópera | OD. A professora irá colocar a música “Peixe Vivo” em ritmo de ópera para que os alunos ouçam e depois irá pedir que dancem no ritmo da música. Falar um pouco sobre esse ritmo musical. Sondar se já ouviram ópera antes. |
7- Comparando ritmos | OD. A professora irá levar para a sala a música “Peixe Vivo” em ritmo normal e uma ópera para audição dos alunos. Apresentar um vídeo de Andrea Bocelli e Luciano Pavarotti. |
8- Conhecendo alguns instrumentos musicais | OD. A professora irá apresentar a turma alguns instrumentos como: triângulo, pandeiro, chocalho, etc. Os alunos irão manuseá-los e explorar os sons. Após a professora irá retirar um aluno da sala, vendar seus olhos e trazê-lo de volta, pedirá que um aluno toque um dos instrumentos para que o aluno vendado acerte qual foi o instrumento usado. Repetir a atividade até que todos participem, ou enquanto houver interesse. |
9- Ritmo Salsa | OD. A professora irá colocar a música “Se esta rua fosse minha” em ritmo de salsa para que apreciem. Deixá-los cantar e dançar. Perceber os instrumentos que aparecem na música. Falar sobre a origem desse ritmo. |
10- Apreciação da dança Salsa | OD. A professora irá levar pra sala a música “Se esta rua fosse minha” em ritmo normal e em Salsa para audição dos alunos. Observar instrumentos usados. Dançar de acordo com o ritmo. A professora irá colocar um DVD com vídeo de um casal dançando salsa. |
11- Bandinha | OD. A professora irá dividir a turma em dois grupos e distribuirá instrumentos para um dos grupos formarem uma bandinha enquanto o outro grupo irá dançar no ritmo tocado. Depois inverte. |
Área(s) de Conhecimento: Movimento
Tema da Sequência: Corpo em Movimento
CONTEÚDOS | HABILIDADES |
ü Participação em brincadeiras e jogos que envolvam movimento; | ü Controlar gradualmente o próprio movimento; |
ü Utilização das diferentes formas de deslocamento já adquiridas, aprimorando-as através de novos desafios; | ü Deslocar-se com destreza no espaço ao andar, correr, pular, etc.; |
ü Construção de movimentos, seqüenciando-os, elaboração de coreografias simples; | ü Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento; |
ü Valorização de suas conquistas corporais e a dos outros identificando e respeitando as limitações de ambos. | ü Utilizar o corpo com movimentos desafiadores; |
| ü Reconhecer e respeitar as diferentes capacidades físicas; |
| ü Construir sequências de gestos simples, enfatizando ritmo e elaborar coreografias simples. |
ATIVIDADES EM SEQUÊNCIA | ORIENTAÇÃO DIDÁTICA |
Atividade Desencadeadora: Conversa dirigida sobre as regras dos jogos. Realizar algumas atividades que exijam força física pra que percebam o cansaço físico e o relaxamento. | |
1- Corrida de Obstáculos | Equipamentos: 12 cadeiras e 4 bastões. OD. A prof. Irá arrumar uma fileira com duas cadeiras em cada fila. Na primeira pôr o bastão no assento (altura dos joelhos) para a criança passar por cima. Na segunda pôr o bastão no encosto (altura dos ombros) para a criança passar por baixo. Na terceira pôr duas cadeiras bem próximas de forma que o aluno tenha que se virar de lado para poder passar entre elas. As crianças devem passar pelos obstáculos sem tocá-los ou derrubá-los, se isso ocorrer deverão retornar ao ponto de partida. OBS.: Deverão ser arrumadas duas fileiras iguais para que a atividade seja feita em dupla. |
2- Siga o Mestre | OD. Em fila as crianças deverão seguir o mestre (o professor ou uma criança) repetindo todos os movimentos que forem sendo feitos. Fazer sequência de movimentos. |
3- Elaborando uma coreografia | OD. A professora irá levar para sala uma música bem ritmada para que ouçam, sintam o ritmo e cada um na sua vez elabore uma coreografia que deverá se imitada pelo grupo. |
4- Carrinho de Mão | OD. Uma criança segura a outra pelos pés e de 2 em 2 apostam corrida. Quem chegar ao ponto de chegada primeiro vence. (Observar quem fica mais cansado, quem consegue levar o amigo ou não, etc.) |
5- Cabo de Guerra | OD. Dividir as crianças em 4 grupos (levantar hipóteses sobre como devemos dividir: tamanho, força, meninos e meninas, etc.). Riscar uma linha no chão e entregar uma corda para que 2 grupos por vez apostem. Falar sobre a importância da coletividade para que os grupos possam vencer. Após a atividade pedir que sintam como está o batimento cardíaco seu e do seu amigo, sentir a respiração. Relaxar e repetir o procedimento. |
6- Equilíbrio | OD. O professor dirá algumas propostas que as crianças deverão executar. (Equilibre-se em duas partes do corpo, 3,4 etc., equilibre-se em 1 dos pés, voe como um pássaro equilibrando-se em 1 dos pés, sente-se e levante-se sem ajuda das mãos, pele em 1 só pé, faça um giro equilibrando-se em 1 só pé, ande segurando no tornozelo.) |
7- Passos do Bicho | OD. Andar como se fosse um animal, com pés e mãos no chão, andar para frente e para traz. Arrastar e engatinhar. Andar como cachorro manco (duas mãos e 1 perna ou 2 pernas e uma mão.) |
8- Vamos Pular | OD. A professora irá riscar uma linha no chão e a partir dali as crianças deverão tentar pular bem longe. Fazer marcações com os nomes. Sondar porque uns não conseguiram pular tão longe. Valorizar o desempenho de cada um. |
9- Música da Xuxa: Movimentos corporais | OD. Ao som da música as crianças deverão fazer as sequências de movimentos que forem sendo solicitadas. Após atividades verificar cansaço físico. |
10- Quique de bola em torno de obstáculos | Equipamento: 1 bola e 4 cones ou cadeiras. OD. Usando ambas as mãos, uma criança de cada vez irá quicar e pegar a bola enquanto anda em torno dos obstáculos formados pelos cones ou cadeiras. |
Nossa, adorei seu blog!!!! Nele eu encontrei exatamente o que eu estava procurando. Beijoooo
ResponderExcluirQue bom, fico feliz com isso, volte sempre!!! Bjoo!!!
ExcluirAmeiii obrigada , pelo feedback que recebi no seu blog abrçs
ResponderExcluirAbraços querida!!!
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