segunda-feira, 13 de junho de 2011

Quando a Aula dá Errado


Já parou para pensar em todas as vezes que você preparou as aulas, preocupou-se em pesquisar materiais, escolher um vídeo, um determinado mapa ou gráfico e quando esta aula foi ministrada tudo deu errado?
A idéia é que os alunos estivessem ávidos por aprender, mostrassem interesse e participassem da aula, mas nada disso aconteceu. Você encontrou alunos apáticos, desinteressados, ou então a grande maioria estava ocupada em ligar o celular, brincar com algum joguinho, ouvir uma música, trocar bilhetinhos, olhar pela janela, prestar atenção ao colega. Na verdade eles estavam muito “ocupados” para prestarem atenção na sua aula.
Mas, o que deu errado? Bem, temos de analisar qual é a estrutura de uma aula fadada ao fracasso para você conhecer o que precisa ser evitado na próxima vez que for prepará-la.

- Nota 0: Elementos que fazem com que uma aula dê errado:
01.   jamais entre na sala de aula despreparado, ou com uma aula preparada no último minuto, saiba que é o maior descaso com os alunos fazer isso;
02.   a aula não é para você, por isso jamais seja “verborrágico”, ou seja, não fique falando todo o tempo e só com termos difíceis do aluno entender;
03.   não use o tom de voz monótono, sem vibração ou calor. Talvez essa seja a sua 10ª. Turma, e você já está entediado em abordar o mesmo assunto, porém os alunos captam essa vibração;
04.   jamais elabore aulas que não dêem espaço para os alunos interagirem, darem opiniões ou fazerem perguntas;
05.   não faça do livro didático a sua muleta, você pode, e deve saber andar sem ele;
06.   nunca faça perguntas fechadas do tipo “sim”, ou “não”;
07.   jamais faça perguntas que dependam de voluntários para responder;
08.   evite distribuir o tempo em: explicar, fazer exercícios e correção (esse é o modelo clássico da  “decoreba”.

- Nota 10: Elementos que fazem com que uma aula dê certo é quando o professor:
01.   elabora a aula adequando-a ao linguajar e expectativas do aluno;
02.   promove e estimula a interação dos alunos com perguntas abertas e contextualizadas às vivências dos alunos;
03.   mostra paixão e vibração em suas aulas;
04.   diversifica as estratégias de ensino e sempre está testando novas práticas de ensino;
05.   traz o mundo para dentro da sala de aula por meio de jornais, debates, noticiários, músicas, assuntos polêmicos, assuntos inovadores, etc;
06.   faz com que o conhecimento da sala de aula tem sentido no mundo fora dela, para que os alunos possam assim, compreender o sentido de estarem aprendendo aquilo;
07.   tem sempre um plano “B” para quando o vídeo, ou DVD não funcionar;
08.   mostra-se sempre criativo e proativo em todas as situações;
09.   tem senso de humor o bastante para rir de si mesmo e rir junto com os alunos;
10.   por meio de todas as suas aulas, tem a convicção de que entregaram algo realmente significativo e que vai tornar a vida daqueles jovens menos difícil.

Dê uma olhada no seu plano de aula de amanhã, levante a estrutura que você enquadrou  a essa aula, selecione os elementos que a compõem e faça os ajustes que achar necessário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário