quinta-feira, 30 de junho de 2011

SUGESTÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

FRASES PARA SEREM UTILIZADAS EM QUALQUER ÁREA DE CONHECIMENTO
OU COMO OBS. NO FINAL DO RELATÓRIO

J O aluno demonstra interesse pelas atividades propostas /
J O aluno é participativo e interessado.
J O aluno apresentou evolução em seu processo de aprendizagem / o aluno avançou bastante em seu processo de aprendizagem.
L O aluno necessita de bastante intervenção na realização das atividades/ Necessita de estímulo em casa para poder avançar em seu processo de aprendizagem/ Realiza as atividades, porém necessita de constante intervenção da professora/ Necessita de auxílio da professora e/ou dos colegas na realização das atividades.
L Com mais estímulo em casa e estando presente às aula regularmente, a criança poderá ter muitos avanços em sua aprendizagem.

L.O.E.

J expressa-se bem oralmente.
J apresenta facilidade para se comunicar.
J apresenta clareza em sua comunicação oral.
J participa das rodas de conversa, expressando-se muito bem.
L é participativo, gosta de conversar, porém às vezes não é compreendido,
èpois troca algumas letras
èa sua comunicação não é clara, mas poderá obter avanços devido ao acompanhamento que vem fazendo com a fonoaudióloga da SME.

J aprecia ouvir histórias.
J reconhece as letras do alfabeto
J já apresentou um certo avanço, se tiver mais incentivo em casa poderá ampliar o seu conhecimento.
J reconhece o nome.
J escreve o próprio nome com apoio.
J escreve o nome sem apoio.
L na escrita do nome, necessita da intervenção da professora para lhe mostrar cada letra.


MATEMÁTICA

J conta até o nº ...
J realiza contagem termo a termo
J reconhece alguns numerais
J escreve os números até ...
J compreende os conceitos: dentro/fora; em cima/embaixo/entre/ para frente/ para trás/ ao lado
J o aluno poderá avançar se for estimulado a realizar contagem de objetos em casa.

ARTES VISUAIS

J apresenta gosto pelo desenho; gosta de pintar, recortar, colar.
J conhece as cores / conhece algumas cores  
J aprecia as imagens de obras de arte apresentadas pela professora.
J respeita as próprias produções e as dos colegas.




MÚSICA

J aprecia ouvir música.
J gosta de cantar.
J movimenta o corpo, seguindo o ritmo.
J participa das atividades propostas.
L na maioria das vezes prefere só ouvir e observar a aula
MOVIMENTO

J gosta de participar das brincadeiras.
J apresenta equilíbrio e boa coordenação motora
J gosta das brincadeiras em grupo.
J apresenta interesse em brincar com bolas, cordas, brinquedos, no parque.
J respeita as regras nos jogos e brincadeiras.
L prefere brincar sozinho
L prefere só observar a aula

NATUREZA E SOCIEDADE

J participa das atividades propostas.
J formula perguntas a respeito do assunto estudado.
J responde as questões propostas sem dificuldade  
L prefere ouvir os colegas e a professora e observar a aula, sem manifestar suas opiniões.


FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

J interage bem com os colegas / socializa-se com o grupo
L no início chorava, chamava pela mãe, mas aos poucos foi se adaptando.
L antes ficava quieto no seu canto, mas aos poucos começou a interagir com o grupo, apresentando avanços em sua relação com o grupo.
J respeita as regras
L necessita de constante intervenção da professora em relação às regras.
J é autônomo nas atividades de higiene pessoal
L ainda necessita de auxílio e intervenção da professora para a realização das atividades de higiene.
J cuida dos próprios matérias  
L precisa de ajuda para a organização e cuidado dos materiais.

FECHAMENTO DO
RELATÓRIO
L Pais, incentivem seu (a) filho (a) em casa para que ele(a) possa avançar em seu processo de aprendizagem.
J Pais, continuem incentivando seu (a) filho (a) para que ele (a) possa progredir cada vez mais!

Um comentário: