No dia 12 de outubro é feriado e durante grande parte da minha infância pensei que ninguém ia trabalhar porque era dia das crianças. Na verdade o feriado é religioso, o dia de Nossa Senhora Aparecida, mas isso não muda o fato de muitas crianças esperarem ansiosas por seus presentes.
Por pior que isso possa parecer, o dia das crianças foi inventado por um político. Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho sugeriu a criação de uma data para homenagear as crianças, os outros deputados aprovaram a ideia e o decreto nº 4867 foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes no dia 5 de novembro de 1924.
Como leis e políticos nunca chamam muito a atenção da população fora do período eleitoral, a data foi esquecida nas décadas que se seguiram. Assim como outras datas comemorativas, o dia das crianças precisou de um empurrãozinho do mercado publicitário para decolar.
No meio da década de 1950, a fabrica de brinquedos Estrela lançou a "Semana do Bebê Robusto", uma campanha para aumentar as vendas de seus famosos bebezinhos rechonchudos de plástico.
O atual presidente da empresa explica que a campanha se "chamava Bebê Robusto porque o padrão de beleza era diferente naquela época. Toda a nossa linha de bebês era mais gordinha, o que era sinônimo de saúde e beleza".
Em 1965 a iniciativa da Estrela ganhou o apoio da Johnson & Johnson, iniciando a fase do "Bebê Johnson", que se tornaria um dos concursos de beleza infantil mais conhecidos do país.
O sucesso a cada ano da campanha da empresa de brinquedos fez com que outros comerciantes passassem a aproveitar a data inventada pelos políticos para alavancar as vendas e então o dia das crianças passou a ser visto como uma das datas mais importantes para a indústria de brinquedos. O presidente da Estrela afirma que são vendidos mais produtos em outubro do que no natal.
Muitos países como Portugal, Angola, Bulgária e Camboja comemoram o dia das crianças no 1º de junho. A escolha desta data foi feita a partir de um pedido da Federação Democrática Internacional das Mulheres às Nações Unidas para que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo e esta comemoração foi celebrada pela primeira vez no dia 1 de junho de 1950.
O pedido foi motivado porque após a Segunda Guerra Mundial muitos países da Europa encontravam-se em crise e os pais precisavam colocar os filhos para trabalhar.
A ONU decretou que o Dia Universal das Crianças é comemorado em 20 de novembro, data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança, mas isso não fez com que cada país mudasse sua data para o dia das crianças.
Aqui no Brasil a comemoração é dupla, pois sendo uma data religiosa ou não todas as crianças têm um dia livre para se dedicarem às brincadeiras e brinquedos. E você? Vai manter a sua criança interior viva nesta data?
Fontes: G1, Wikipédia, Cybertech.
Nenhum comentário:
Postar um comentário