SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES – EDUCAÇÃO INFANTIL
Escola: EMEI
Professora: Keyla dos Reis Duarte Veríssimo Nível: Pré II
Período: Tarde
Área(s) de Conhecimento: Linguagem Oral e Escrita
Tema da Sequência: Parlendas e Adivinhas.
Data da Elaboração: 01/08/2011 Período de duração: 08/08/2011 a 30/09/2011
CONTEÚDOS | HABILIDADES |
ü Participação em situações de conversação com intervenções adequadas, formulação de perguntas e emissão de opiniões; | ü Relatar suas vivências argumentando ideias e pontos de vista; |
ü Exploração da oralidade em jogos verbais; | ü Expressar-se em situações que exijam a comunicação oral; |
ü Leitura de palavras, símbolos, figuras, rótulos e textos de memória; | ü Observar, manipular e ler, de acordo com suas hipóteses; |
ü Escuta de diferentes gêneros textuais lidos pelo professor diariamente; | ü Identificar alguns gêneros textuais; |
ü Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura; | ü Participar de diferentes situações de aprendizagem envolvendo a leitura; |
ü Interesse pela leitura como fonte de prazer e conhecimento; | ü Demonstrar interesse pela leitura como fonte de prazer e conhecimento; |
ü Leitura com ajuste do falado ao escrito; | ü Compreender que a escrita representa a fala; |
ü Escrita de palavras, listagens e textos de memória; | ü Reescrever palavras e pequenos textos; |
ü Prática de escrita do próprio punho utilizando o conhecimento que dispõe sobre o sistema de escrita. | ü Participar de situações de escrita. |
ATIVIDADES EM SEQUÊNCIA | ORIENTAÇÃO DIDÁTICA |
Atividade desencadeadora: Brincando de Adivinhar / Confecção de sacola de advinhas. | OD. A professora levará para sala algumas adivinhas e brincará com os alunos. Após irão confeccionar uma sacola de adivinhas que os ajudantes do dia levarão para casa para brincar com sua família. Utilizar imagens das respostas. |
1- Apresentar a Adivinha - Tem asa mas não voa, tem bico e não bica? R- BULE | OD. A professora apresentará a adivinha e deixará que eles pensem pra tentar achar a solução. Caso não encontrem a professora mostrará algumas imagens fazendo com que eles possam relacioná-las a adivinha tentando assim buscar a resposta. Após a professora escreverá a adivinha no blocão e colará a imagem da resposta e o seu nome. |
2- Apresentar a Adivinha - Não tem olhos mas pisca, não tem boca mas comanda? R- SEMAFÓRO | OD. A professora apresentará diversas palavras soltas que irão formar a adivinha, irá dar dicas para que as crianças possam ir selecionando as palavras para montar a adivinha. Depois de montada lerá com eles para que tentem achar uma resposta. A professora poderá dar algumas dicas para facilitar a descoberta. Após a adivinha e a resposta serão coladas no blocão para futuras consultas. |
3- Apresentar a Adivinha - Entre os vivos, vive morto. Conta histórias sendo mudo. Nunca estudou na escola, mas sabe um pouco de tudo? R- LIVRO | OD. A professora apresentará a adivinha e deixará que eles pensem pra tentar achar a solução. Caso não encontrem a professora mostrará algumas imagens fazendo com que eles possam relacioná-las a adivinha tentando assim buscar a resposta. Após a professora escreverá a adivinha no blocão e colará a imagem da resposta e o seu nome. |
4- Apresentar a Adivinha - Que anda com os pés na cabeça? R- PIOLHO | OD. A professora apresentará diversas palavras soltas que irão formar a adivinha, irá dar dicas para que as crianças possam ir selecionando as palavras para montar a adivinha. Depois de montada lerá com eles para que tentem achar uma resposta. A professora poderá dar algumas dicas para facilitar a descoberta. Após a adivinha e a resposta serão coladas no blocão para futuras consultas. |
5- Apresentar a Adivinha - Que pula, mas não é bola, usa bolsa e não é mulher? R- CANGURU. | OD. A professora apresentará a adivinha e deixará que eles pensem pra tentar achar a solução. Caso não encontrem a professora mostrará algumas imagens fazendo com que eles possam relacioná-las a adivinha tentando assim buscar a resposta. Após a professora escreverá a adivinha no blocão e colará a imagem da resposta e o seu nome. |
Atividade Desencadeadora: Roda de conversa. | OD. A professora conversará com os alunos sobre o que já aprendemos até aqui. Relembrará as quadrinhas estudadas. Apresentará o tema de estudo através da leitura de diversas parlendas do livro Bão – ba – la –lão, explicando o que são parlendas e onde são usadas. |
6- Atividade extraclasse. | OD. A professora pedirá que os alunos pesquisem com os pais algumas parlendas e tragam pra sala. |
7- Socialização da pesquisa. | OD. A professora lerá as parlendas e montará com as crianças um mural em nossa sala. |
8- Apresentação da Parlenda: Hoje é domingo. | OD. A professora apresentará a parlenda no blocão e fará a leitura diversas vezes. Deixará que os alunos leiam e tentem encontrar alguma palavra conhecida. Pintar os espaços entre as palavras mostrando diferença entre palavras e frases. |
9- Pintando as rimas da parlenda no blocão. | OD. A professora voltará ao blocão e lerá novamente a quadrinha. Deixará que os alunos façam a pseudoleitura. Falará oralmente as rimas contidas na parlenda. Pedirá que pintem as rimas com cores diferentes. Depois as crianças montarão essas palavras com alfabeto móvel. |
10- Escrita/cópia das rimas. | OD. A professora listará as rimas da parlenda no blocão e depois os alunos copiarão no sulfite e ilustrarão as palavras. |
11- Caça palavras com banco de palavras. | OD. A professora entregará um sulfite com caça palavras da quadrinha colocando um banco de palavras para que eles usem de informação para realizar a atividade. (Utilizar apenas 3 palavras). |
12- DVD / Ilustração da parlenda. | OD. A professora colocará o DVD do cocoricó onde essa parlenda é cantada e recitada pelos personagens. Depois entregará em sulfite a parlenda digitada para que leiam e ilustrem. |
13- Apresentação da Parlenda: Macaca Sofia. | OD. A professora lerá a parlenda e depois irá apresentá-la no blocão faltando algumas palavras. À medida que forem lendo eles irão encontrar a ficha com a palavra que está faltando para completar. A professora poderá dar dicas da palavra para ficar mais fácil de encontrar, ex. letra que começa ou termina, quantidade de letras, etc. Os alunos farão escrita/cópia da parlenda no sulfite. |
14- Identificando palavras no texto. | OD. A professora irá reler a parlenda e pedirá que façam gestos para representar as palavras que estão sendo faladas. Falará algumas palavras e pedirá que encontrem no blocão. Distribuirá alfabeto móvel nas mesas e solicitará que montem algumas palavras (competição por mesas, quem monta primeiro) |
15- Ordenações de frases. | OD. A professora levará a parlenda em tiras para que cada criança organize observando no blocão e cole no sulfite. |
16- Apresentação da Parlenda: Rei Capitão. | OD. A professora escreverá a parlenda no blocão enfatizando fala e escrita. Fará leitura individual e coletiva. Os alunos farão escrita/cópia da parlenda no sulfite. |
17- Quebra cabeça de palavras | OD. A professora entregará para cada criança três palavras em forma de quebra cabeça para que montem e descubram que palavra é depois colem no sulfite e ilustrem. |
18- Leitura da parlenda no blocão e montagem da parlenda ordenando as palavras. | OD. Os alunos farão a pseudoleitura da parlenda. A professora dividirá a turma em dois grupos e entregará as palavras da parlenda para que consigam montá-la inteira observando no blocão. |
19- Forca na lousa. | OD. A professora separará a turma em grupos misturando os níveis para que auxiliem uns aos outros na descoberta das palavras. Brincará de forca usando palavras da parlenda. |
20- Autoditado. | OD. A professora entregará um sulfite com desenhos que fazem parte da parlenda da macaca para que escrevam os nomes de acordo com suas hipóteses de escrita. |
Ciência do Apoio Pedagógico/Diretor:______________________________________________
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