terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sequência para trabalhar com Parlendas

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES – EDUCAÇÃO INFANTIL


Escola: EMEI
Professora: Keyla dos Reis Duarte Veríssimo      Nível: Pré II
Período: Tarde
Área(s) de Conhecimento: Linguagem Oral e Escrita
Tema da Sequência: Parlendas e Adivinhas.
Data da Elaboração: 01/08/2011                         Período de duração: 08/08/2011 a 30/09/2011


CONTEÚDOS
HABILIDADES
ü        Participação em situações de conversação com intervenções adequadas, formulação de perguntas e emissão de opiniões;
ü        Relatar suas vivências argumentando ideias e pontos de vista;
ü        Exploração da oralidade em jogos verbais;
ü        Expressar-se em situações que exijam a comunicação oral;
ü        Leitura de palavras, símbolos, figuras, rótulos e textos de memória;
ü        Observar, manipular e ler, de acordo com suas hipóteses;
ü        Escuta de diferentes gêneros textuais lidos pelo professor diariamente;
ü        Identificar alguns gêneros textuais;
ü        Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura;
ü        Participar de diferentes situações de aprendizagem envolvendo a leitura;
ü        Interesse pela leitura como fonte de prazer e conhecimento;
ü        Demonstrar interesse pela leitura como fonte de prazer e conhecimento;
ü        Leitura com ajuste do falado ao escrito;
ü        Compreender que a escrita representa a fala;
ü        Escrita de palavras, listagens e textos de memória;
ü        Reescrever palavras e pequenos textos;
ü        Prática de escrita do próprio punho utilizando o conhecimento que dispõe sobre o sistema de escrita.
ü        Participar de situações de escrita.


ATIVIDADES EM SEQUÊNCIA
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Atividade desencadeadora: Brincando de Adivinhar / Confecção de sacola de advinhas.
OD. A professora levará para sala algumas adivinhas e brincará com os alunos. Após irão confeccionar uma sacola de adivinhas que os ajudantes do dia levarão para casa para brincar com sua família. Utilizar imagens das respostas.
1- Apresentar a Adivinha - Tem asa mas não voa, tem bico e não bica? R- BULE
OD. A professora apresentará a adivinha e deixará que eles pensem pra tentar achar a solução. Caso não encontrem a professora mostrará algumas imagens fazendo com que eles possam relacioná-las a adivinha tentando assim buscar a resposta. Após a professora escreverá a adivinha no blocão e colará a imagem da resposta e o seu nome.
2- Apresentar a Adivinha - Não tem olhos mas pisca, não tem boca mas comanda? R- SEMAFÓRO
OD. A professora apresentará diversas palavras soltas que irão formar a adivinha, irá dar dicas para que as crianças possam ir selecionando as palavras para montar a adivinha. Depois de montada lerá com eles para que tentem achar uma resposta. A professora poderá dar algumas dicas para facilitar a descoberta. Após a adivinha e a resposta serão coladas no blocão para futuras consultas.
3- Apresentar a Adivinha - Entre os vivos, vive morto. Conta histórias sendo mudo. Nunca estudou na escola, mas sabe um pouco de tudo? R- LIVRO
OD. A professora apresentará a adivinha e deixará que eles pensem pra tentar achar a solução. Caso não encontrem a professora mostrará algumas imagens fazendo com que eles possam relacioná-las a adivinha tentando assim buscar a resposta. Após a professora escreverá a adivinha no blocão e colará a imagem da resposta e o seu nome.
4- Apresentar a Adivinha - Que anda com os pés na cabeça? R- PIOLHO
OD. A professora apresentará diversas palavras soltas que irão formar a adivinha, irá dar dicas para que as crianças possam ir selecionando as palavras para montar a adivinha. Depois de montada lerá com eles para que tentem achar uma resposta. A professora poderá dar algumas dicas para facilitar a descoberta. Após a adivinha e a resposta serão coladas no blocão para futuras consultas.
5- Apresentar a Adivinha - Que pula, mas não é bola, usa bolsa e não é mulher? R- CANGURU.
OD. A professora apresentará a adivinha e deixará que eles pensem pra tentar achar a solução. Caso não encontrem a professora mostrará algumas imagens fazendo com que eles possam relacioná-las a adivinha tentando assim buscar a resposta. Após a professora escreverá a adivinha no blocão e colará a imagem da resposta e o seu nome.
Atividade Desencadeadora: Roda de conversa.
OD. A professora conversará com os alunos sobre o que já aprendemos até aqui. Relembrará as quadrinhas estudadas. Apresentará o tema de estudo através da leitura de diversas parlendas do livro Bão – ba – la –lão,  explicando o que são parlendas e onde são usadas.
6- Atividade extraclasse.
OD. A professora pedirá que os alunos pesquisem com os pais algumas parlendas e tragam pra sala.
7- Socialização da pesquisa.
OD. A professora lerá as parlendas e montará com as crianças um mural em nossa sala.
8- Apresentação da Parlenda: Hoje é domingo.
OD. A professora apresentará a parlenda no blocão e fará a leitura diversas vezes. Deixará que os alunos leiam e tentem encontrar alguma palavra conhecida. Pintar os espaços entre as palavras mostrando diferença entre palavras e frases.
9- Pintando as rimas da parlenda no blocão.
OD. A professora voltará ao blocão e lerá novamente a quadrinha. Deixará que os alunos façam a pseudoleitura. Falará oralmente as rimas contidas na parlenda. Pedirá que pintem as rimas com cores diferentes. Depois as crianças montarão essas palavras com alfabeto móvel.
10- Escrita/cópia das rimas.

OD. A professora listará as rimas da parlenda no blocão e depois os alunos copiarão no sulfite e ilustrarão as palavras.
11- Caça palavras com banco de palavras.
OD. A professora entregará um sulfite com caça palavras da quadrinha colocando um banco de palavras para que eles usem de informação para realizar a atividade. (Utilizar apenas 3 palavras).
12- DVD / Ilustração da parlenda.

OD. A professora colocará o DVD do cocoricó onde essa parlenda é cantada e recitada pelos personagens. Depois entregará em sulfite a parlenda digitada para que leiam e ilustrem.
13- Apresentação da Parlenda: Macaca Sofia.

OD. A professora lerá a parlenda e depois irá apresentá-la no blocão faltando algumas palavras. À medida que forem lendo eles irão encontrar a ficha com a palavra que está faltando para completar. A professora poderá dar dicas da palavra para ficar mais fácil de encontrar, ex. letra que começa ou termina, quantidade de letras, etc.
Os alunos farão escrita/cópia da parlenda no sulfite.
14- Identificando palavras no texto.
OD. A professora irá reler a parlenda e pedirá que façam gestos para representar as palavras que estão sendo faladas. Falará algumas palavras e pedirá que encontrem no blocão. Distribuirá alfabeto móvel nas mesas e solicitará que montem algumas palavras (competição por mesas, quem monta primeiro)
15- Ordenações de frases.
OD. A professora levará a parlenda em tiras para que cada criança organize observando no blocão e cole no sulfite.
16- Apresentação da Parlenda: Rei Capitão.
OD. A professora escreverá a parlenda no blocão enfatizando fala e escrita. Fará leitura individual e coletiva.
Os alunos farão escrita/cópia da parlenda no sulfite.
17- Quebra cabeça de palavras

OD. A professora entregará para cada criança três palavras em forma de quebra cabeça para que montem e descubram que palavra é depois colem no sulfite e ilustrem.
18- Leitura da parlenda no blocão e montagem da parlenda ordenando as palavras.
OD. Os alunos farão a pseudoleitura da parlenda. A professora dividirá a turma em dois grupos e entregará as palavras da parlenda para que consigam montá-la inteira observando no blocão.
19- Forca na lousa.
OD. A professora separará a turma em grupos misturando os níveis para que auxiliem uns aos outros na descoberta das palavras. Brincará de forca usando palavras da parlenda.
20- Autoditado.
OD. A professora entregará um sulfite com desenhos que fazem parte da parlenda da macaca para que escrevam os nomes de acordo com suas hipóteses de escrita.

Ciência do Apoio Pedagógico/Diretor:______________________________________________



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